Conheça os autores
Mikael Mansur-Martinelli
Mikael Mansur-Martinelli é Colatinense do Espírito Santo. Biólogo, professor, poeta e taxidermista. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas e Licenciado em Letras Português-Inglês. Possui Pós Graduação em Educação Ambiental e Literatura e Cultura. Atualmente aluno de mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação no CEFET-RJ. Participou dos projetos de pesquisa de Distribuição e Endemismo de Peixes de Riacho do Espírito Santo (Projeto BIOdiversES I e II) e Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território. Como professor atuou em escolas municipais e estaduais do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Como taxidermista atuou no Instituto Jacarenema de Pesquisas Ambientais (INJAPA) e Museu de Biologia Pro. Mello Leitão (MBML). Autor do livro de poesias “O pé de jambo e a fábrica de refrigerante” (Editora Jogo de Palavras) e a tradução do primeiro capítulo para o inglês, “The rose apple tree” e os infantis “Garças” (com tradução para seis línguas), “Vamos rimar com os animais”, “Vamos rimar com os animais da fazenda” e” Céu noturno”. Organizou a antologia poética “Letras e vida”, dentre várias outras, em breve lancará seus próximos livros de poesias “Entre cacos e ciscos” e “Famigerada culpa” e os outros títulos infantis. Participou de diversas antologias poéticas e revistas do Brasil e Portugal e organiza diversas antologias por sua própria editora. Redes sociais: @mansurmartinelli.m
Andressa Pinna
Andressa Pinna (Andressa Pereira Pina) é formada em serviço social. Apaixonada por poesia desde a infância já escreveu um livro à mão e vendia suas obras na escola. A arte é sua fonte de vida, sua salvação. Recentemente diagnostica com síndrome do pânico, em quadro grave, os médicos disseram "só a arte e a beleza podem te salvar" daí ela se jogou, com músicas, poesias e outras capacitações, para ter maior desempenho artístico. Além de escritora, Andressa também é cantora e modelo comercial e digital influencer. Lançou em 2021 o livro " Amores da menina da janela" e já participou de 4 antologias da Editora Pé de Jambo.
Roberto Carlos Farias de Oliveira
Roberto Carlos Farias de Oliveira é natural de Cachoeiro de Itapemirim, ES, terra de Roberto Carlos, Rubem Braga, Luz del Fuego e Sérgio Sampaio, dentre outros artistas que crescem em todas as linguagens da Arte. Em 54 anos de existência, estou sempre experi-enciando um pouco da Arte – teatro, dança, pin-tura, literatura, artesanato, desenho – e bus-cando as possiblidades de desfrutar do prazer que é viver e viver com arte. É inquieto, leonino. Uma pessoa que tem sede de encontro, de interações, de trocas – porque a vida só tem sentido se for assim. Embora ator e artista experimental em diversas linguagens, é essencialmente professor. Sem-pre foi. Em uma caminhada que teve início há 33 anos, atou nos em todos os níveis da educa-ção básica, nas diversas redes de ensino e atualmente professor do IFES.
Wellington Farias
Wellington Farias é Biólogo e professor em formação, além de escritor. Baiano, escreve desde sempre, mas tem na poesia e nos contos a sua maior expressão literária. Apaixonado por escritores como Augusto dos Anjos, José Lins do Rego e Rachel de Queiroz, vê na literatura uma forma de se comunicar com o mundo. É autor independente, escreveu o romance Sátira provinciana, publicado em 2021, e a pequena coletânea em inglês de poesias e contos publicado em 2022; Dandelion: Poetry in the wind, ambos publicados de forma independente. Também tem publicado contos e poesias em diversas antologias organizadas por editoras e revistas. Instagram @Well_Bio
Mauricio de Oliveira Silva
Mauricio de Oliveira Silva é Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (UNIVASF), Mestre em Ciências Ambientais (UESB), Pós Graduação em Ensino de Ciências – Ciência é 10! (IFBA), Ecoturismo (Faculdade Serra Geral), Serviço Social e Saúde Coletiva (Faculdade Estratego), Educação e Direitos Humanos (Alfa América), Licenciado em Ciências Biológicas (UESB), Técnico em Administração (CETEP-VCA), Técnico em Segurança do Trabalho (Múndi Cursos Técnicos), professor, escritor, poeta e entusiasta das artes. Redes sociais: @umsilva e @lourinhaesua
Murilo Cavalcante Morello
Murilo Cavalcante Morello, nascido em 18 de setembro de 1995, na cidade de Colatina, ES, Brasil. Iniciou seus estudos acadêmicos em 2013 no Centro Universitário do ES - UNESC no curso de Educação Física - Licenciatura/Bacharel. Em 2016 após concluir a faculdade, realizou uma especialização em Educação Física com Ênfase em Psicomotricidade pela Faculdade de Tecnologia São Francisco/ES. Durante a trajetória de estudante e após formado trabalhou com crianças e adolescentes em um projeto social de futebol 7, pela Federação de Futebol 7 do ES, uma iniciação esportiva voltada para a formação de jovens talentos e futuros cidadãos, foi então que despertou a ideia de participar como coator do livro “A influência do futsal e do futebol de campo para o desenvolvimento motor na iniciação esportiva”. Atualmente busca transformar vidas e influenciar pessoas a prática da atividade física regular através da Educação Física.
Matheus Filipe Fachetti Cristo
Matheus Filipe Fachetti Cristo nasceu em 1994 e iniciou sua carreira esportiva como jogador de futebol aos 16 anos e, durante dois anos, jogou em pequenos clubes nacionais até se profissionalizar. Aos 18 anos alcançou o futebol europeu em países como Geórgia, Portugal e Turquia. Aos 21 anos optou por não seguir na carreira anterior e ingressou na faculdade em sua cidade natal de Colatina-ES para cursar Educação Física e se formar como Bacharel. Durante os quatro anos de sua formação, trabalhou com crianças e adolescentes na iniciação esportiva, por meio da escolinha de futebol Instituto Formando Campeões e, a partir dessa prática, inspirou-se a escrever seu TCC, que deu origem ao presente livro. Hoje, aos 27 anos, já com pós-graduação em Preparação Física de Alto Desempenho, trabalha como professor de futebol de categorias de base pelo município de Marilândia, na Secretaria de Esporte, como professor de futevôlei e como Personal Trainer.
Marcelo Morello
Marcelo Morello, nascido em 26 de abril de 1969, na cidade de Colatina, ES, Brasil. Iniciou seus estudos acadêmicos em 1989 na FAFIC-Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina, Licenciatura em Letras-Português-Português. Em 1993, Pós Graduação em Língua Portuguesa, FAFILE-Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola, MG. Em 2002, Licenciatura Matemática pela UFES-Universidade Federal do ES. Em 2002, Especialização em matemática pela FERLAGOS-Faculdade da Região dos Lagos, RJ. Em 2011, Especialização em Tecnologias em Educação, PUC-Rio e Concluiu Licenciatura em Pedagogia, pela UNIUBE-Universidade de Uberaba. Em 2015, Especialização em Coordenação Pedagógica, UFES-Universidade Federal do ES. Em 2019, Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação, pela FVC-Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus-ES. Atualmente é professor da rede estadual do Espírito Santo.
Suenir da Vitória Sobrinho
Suenir da Vitória Sobrinho é Mestre em História Social das Relações Políticas; Pós-Graduado em História Política - Poder e Cultura na História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008-2009). Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Participou do projeto: Transcrição de Fontes Manuscritas para a História Colonial do Espírito Santo -Séculos XVIII-XIX, como bolsista CAPES/UFES. Atualmente é professor de História pela Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU).
Fátima de Sá Sarmento
Fátima de Sá Sarmento é coautora de várias coletâneas, livro publicados. Nasceu no sertão e mora atualmente em João Pessoa – Paraíba.
Padre José Mangueira Rolin - Joseman
Padre José Mangueira Rolin nasceu em Felizardo município de Ipumirim, Ceará. Filho de José Joaquim Rolim e Raimunda Lurdes Mangueira em 25/07/1934. Esforçado, logo cedo se descobriu um homem de espírito de luta contra as injustiças. Não foi fácil todo mega esforço que fez. Conhecido como o Padre da Estação. Tido como irreverente ao mesmo tempo que é sério.